Há alguns meses fiz um post listando alguns livros ótimos para se preparar pro vestibular (veja o post aqui), mas resolvi falar mais sobre como estou me preparando para o Enem e Vestibulares este ano, então criei a categoria ENEM 2015 no blog, onde vocês vão encontrar dicas de redação; de como estudar em casa; sites, aplicativos e canais úteis para estudar; matérias e atualidades legais. Pretendo fazer um post por semana nesta categoria, sempre atualizando vocês. Uma forma de me ajudar e ajudar ao próximo. Porque ainda temos tempo para tirar uma nota legal e alcançar objetivos.
Vou começar com dicas para quem vai estudar em casa sozinho, que é o meu caso. Sem loucuras e com horários flexíveis. Contando um pouco de como eu faço pra estudar. Vamos lá?
Conheça suas dificuldades e se programe
Não adianta estudarmos oito ou seis horas por dias em matérias nas quais já temos facilidades. Aliás, acho exagerado demais (a não ser que você queira passar em Medicina) estudar mais que quatro horas por dia, levando em conta que muitos candidatos ao Enem ainda estudam no ensino médio ou trabalham. Conheça seus horários e as matérias nas quais você tem mais dificuldade, então faça um cronograma de estudos. Dê prioridade nos assuntos que você não domina, mas não se esqueça de estudar aqueles nos quais você tem conhecimento. O ideal é estudar pelo menos duas disciplinas por dia, sendo uma de exatas (ou biológicas) e uma de humanas, todos os dias. Uma hora e meia ou duas horas para cada disciplina, dependendo da sua disponibilidade de horário.
Esteja sempre atualizado
As redações quase sempre são sobre assuntos atuais, mas além disso caem questões sobre os acontecimentos dos últimos meses e anos. Então separe pelo menos uma hora do teu dia para ler as atualidades. Sejam elas de jornais, sites de notícias, guias do estudante e até mesmo canais do YouTube que são devidamente atualizados com tópicos importantes. Recomendo este canal e este blog para vocês não perderem nada e estarem por dentro dos assuntos mais importantes que nos englobam este ano.
Respeite seus limites e cuide bem de você
Todos já devem ter ouvido falar que quem não dorme bem não consegue se concentrar na escola, assim como os que não se alimentam bem e não praticam exercícios físicos. Então durma ao menos oito horas todos os dias; se alimente de coisas saudáveis e de preferência com intervalos de três horas a cada refeição e se puder, faça exercícios físicos por pelo menos meia hora todos os dias (e mantenha o hábito após passar nas provas). Além de estabelecer pausas ao longo dos teus horários de estudos; cumprir seus horários devidamente e estabeleça metas. Não as ultrapasse, não faça loucuras. Os estudos devem ser prazerosos e saudáveis para que você consiga manter o ritmo.
Avalie o seu conhecimento
Tenha em mãos provas dos anos anteriores do Enem e dos vestibulares das exatas faculdades que você deseja prestar. Teste uma vez por semana ou a cada quinze dias os seus avanços. Esta para mim é a parte mais importante dos estudos para as devidas provas. A partir daí, veja em quais matérias você ainda tem dificuldade e em quais você já melhorou. Então ao começar já procure as provas antecedentes, baixe, imprima e use os assuntos abordados como uma forma de saber quais matérias começar a estudar. Existem também sites que funcionam como simulados e nos ajudam a estudar, me indicaram e eu indico o Geekie Games, onde eles avaliam seu conhecimento inicial e apontam quais os assuntos onde seu domínio é menor e você precisa aprimorar, separando temas para você estudar e também novas avaliações.
Trabalhe em textos todas as semanas
É vergonhoso saber que a aprovação das redações do Enem 2014 foram tão baixas. Então treine e escreva de um a dois textos todas as semanas, confira os temas de redações dos anos anteriores e use um cronômetro para exercitar também o seu tempo e se preparar. Levando em conta o rascunho e a finalização com caneta. Depois, segundo as regras de correção, corrija você mesmo ou peça para um amigo e saiba no que você precisa melhorar. Eu recentemente conheci dois sites que contém propostas de redações para treinarem todas as semanas. Confira clicando aqui e aqui.
Tenha livros clássicos de cabeceira
Como já disse lá encima, citei neste post alguns livros clássicos da Literatura Brasileira que geralmente caem em Enem e Vestibulares, mas confira antes a lista exigida pela sua universidade. Como a Unesp não exige livros em seu vestibular, eu só estou lendo por causa do Enem. Mas não foque tanto pois não há tempo suficiente, leia apenas antes de dormir ou nos finais de semana. Depois, ao terminar cada livro, leia uma crítica; resenha ou reflexão do tal livro na internet.
Tenha uma vida social
Muitos estudantes quando focados têm o péssimo hábito de viver para estudar e não praticar outras atividades. O que ao invés de ajudar, pode atrapalhar muito. Todos devemos ter um descanso, mesmo que só nos fins de semana para relaxar, ou não há absorção do conteúdo. Ficamos sobrecarregados, cansados e acaba gerando a desistência nos estudos.
Mantenha uma vida social com seus amigos ou companheiros, veja filmes; vá a lugares agradáveis e até use como pauta as atualidades das quais você vem estudando. É uma ótima forma de memorizar e absorver melhor tudo o que você aprendeu. Afinal, o nervosismo pré-vestibular necessita de uma válvula de escape. Ou todos ficaremos loucos ao invés de inteligentes e preparados.
Post mega legal, com certeza vai ajudar muitas pessoas!! Beijos
ResponderExcluirBlog: www.aureamakeup.con
Aurea, muito obrigada, espero realmente estar ajudando.
ExcluirEu sempre me programo, mas nunca consigo estudar. É um tormento! :(
ResponderExcluirMas sou brasileira e não desisto nunca!
Beijos
Camila Leite
https://docevidainfinita.wordpress.com/
Camila, é o que eu disse. Pra quem tá começando é difícil MESMO se programar e estudar, então tenta diminuir a carga horária no começo, depois vai aumentando.
Excluirgosteeii mmuuiito do post, esse ano voou prestar o enem depois de muiito tempo e ja estou mee preparando. otimas dicas.
ResponderExcluirhttp://conversasfeminiinas.blogspot.com.br/
amei o post e as dicas! usarei tds haha!
ResponderExcluirenquadrandomomentos.blogspot.com
Fico feliz que tenha sido útil, terei mais posts sobre isso em breve.
Excluirhttp://www.leituradascinco.com/
Nossa que legal isso de se ajudar e ajudar os outros! Gostei muito da ideia, também vou fazer vestibular esse ano e estarei conectada aqui hahahaha Parabéns :] Seguindo o blog *-*
ResponderExcluirbeijoss <3
http://beatrizconceicao2018.blogspot.com.br/
Bia, eu sei como é se sentir perdida e não saber o que estudar então resolvi ajudar também. Porque com tantas informações na internet, fica difícil selecionar quais absorver de verdade.
ExcluirJá fiz o ENEM 4 vezes! Isso mesmo 4 vezes... Sendo que na quarta vez eu tirei 100 em todos os requisitos da redação. Não que eu seja expert em português e escrita hoje em dia, mas na época eu lembro que eu sempre tentava me atualizar, lia demais e ia fazer a redação bem focada. Infelizmente na parte de múltipla escolha, fui mediana, mas sempre que tocam no assunto ENEM eu lembro do shock que senti quando vi "100"na redação, rs.
ResponderExcluirwww.meufloral.com
Jaque, qual era a nota máxima de redação na época? Lembro de eu fui muito bem na redação quando fiz o Enem pela primeira vez.
ExcluirPrimeiramente , obrigada pela visita lá no meu blog :) Respondi sua duvida lá ..
ResponderExcluirAdorei seu post , super interessante até mesmo para vida e não só na hora das provas importantes. Eu infelizmente não consigo "focar", mas acredito que uma das suas dicas vai funcionar para mim. Pois tenho que conciliar estudo , filho , marido etc... rsrsr
Bj
www.soultodamulher.blogspot.com.br
Realmente, serve também pra concursos públicos e estudos em geral, fico feliz de estar ajudando tantas pessoas. É muito difícil focar, mas não é impossível e, obrigada pela visita também!
ExcluirMENINA, QUE BLOG MARA! Como eu não conheci esse lugar antes? É totalmente a minha cara <3. Já estou seguindo. E sobre o enem... Ainda não tenho idade pra fazer, mas minha irmã está totalmente focada nisso esse ano! Com certeza vou mostrar pra ela. Ah, e com certeza favoritar porque um dia eu vou precisar haha.
ResponderExcluirBeijos <33
https://www.facebook.com/faladantasblog/photos/a.928180507203964.1073741841.233704953318193/930386670316681/?type=3&theater (pode curtir? é um concurso <3)
Mel, que bom que gostou do meu cantinho. Fico feliz, espero que volte sempre ok? Mostra o post pra sua irmã, espero ajudá-la!
ExcluirUau, que ótimas dicas!
ResponderExcluirNo momento eu não estou estudando pro vestibular, pois já me formei, mas com toda certeza indicarei o post para algumas amigas vestibulandas.
Concordo plenamente que se você se organizar é possível estudar sozinha, seja para o ENEM ou qualquer outra prova, apenas requer organização e foco.
Espero que se saia muito bem.
Bjinhos
Jeh
~Uma Geek Descolada
Concordo com vc! Estudar demais só se quiser passar em Medi, a vida social é essencial.
ResponderExcluirTenho exemplo disso em casa, minha irmã se matou e não conseguiu passar em nenhum vestibular, no ano seguinte que ficou ais relax passou em 5 faculdades públicas, ou seja, vai com calma que dá certo!
Eu durmo com 2 travesseiros e diferente de vc não como salada temperada... Hehehehe!
Tenho mania de arrumar a franja, e também choro qdo estou com raiva! =/
Eu, Tu, Nós | http://eutunos2.blogspot.com.br
Bjoos!
Menina, nem me fale nisso. Essa história de enem ta me consumindo rs.
ResponderExcluirAcho que na parte de me manter bem informado estou bem, mas tenho que trabalhar o resto.
www.semsorte.com