![]() |
Foto: lulytrigo.com |
Título: Quatro - Histórias da série Divergente | Autora: Veronica Roth | Editora: Rocco | ISBN: 9788579802218 | Páginas: 272 | Onde comprar: Buscapé
Sinopse: Reunindo quatro histórias da série Divergente contadas da perspectiva do personagem Tobias, e três cenas exclusivas, Quatro Histórias da série Divergente oferece aos fãs da saga criada por Veronica Roth a chance de conhecer melhor a personalidade de um personagem fascinante e complexo e a chance de mergulhar mais fundo na sociedade dividida em facções criada pela autora.
Após ficar muito triste com o final de Convergente (leia a resenha aqui) e com saudades dos personagens, quis logo ler Quatro. Conhecer mais o que se passa dentro da cabeça de Tobias e, claro, ler as três cenas inéditas da série que foram inclusas no livro. Bom, vamos lá.
Veronica, de início, havia começado a escrever a trilogia através do ponto de vista de Tobias, ou Quatro, como preferirem. Mas ela sentia que faltava alguma coisa, então deu uma pausa e após algum tempo ela voltou a escrever, desta vez com a personagem Tris Prior narrando a história, foi só assim que a escrita fluiu e ela conseguiu lançar os livros. Mas Quatro é um personagem forte sobre o qual ela precisava expor mais, tanto que em Convergente os capítulos são alternados e podemos ler as coisas no ponto de vista dele também. E foi ótimo.
Já em Quatro, entendemos um pouco melhor a história do personagem: como ele vivia; como ele decidiu transferir-se de facção e como foi esse período para ele. Os sentimentos dele sobre os pais; a forma como ele se sentiu livre ao poder escolher outro nome na Audácia e agir da maneira que entendesse. Podemos compreender um pouco mais seu convívio com Eric, Amah, Max e alguns personagens que não tiveram muita importância nos outros livros, desempenham um papel muito legal aqui. Fazem parte da história, gostei muito disso.
Apesar de uma escrita brilhante e fácil, demorei um pouco para me conectar de vez com o livro: pois não era Tris e eu estava muito acostumada e familiarizada com a sua narrativa; atitudes e pensamentos. Mas por causa dos filmes ficou muito fácil imaginar os passos de Tobias, suas expressões e então entrar na mesma frequência que ele. O livro não tem aquela dinâmica de acontecimentos desesperados e uma ação constante como nos outros, é claro, é bem calmo, mas tem fatos muito importantes com ele e a leitura é necessária.
Em relação as cenas de Tobias e Tris, fiquei maravilhada. É muito lindo enxergar o amor dos dois pelos olhos dele, sentir o que ele sente e descobrir o menino apaixonado que ele é por trás de uma postura tão forte de líder nato. Ao meu ponto de vista, não tem problema ler Quatro antes de Convergente, pelo contrário, acho que é até melhor e facilita a adaptação de alguns "novos" personagens que aparecem em Convergente. Corrijam-me se eu estiver errada, mas o livro não tem muitos spoilers. Mas se você prefere ler Convergente primeiro, também não altera muita coisa.
Eu já li todos os outros livros mas esse ainda não. Em partes porque ainda não superei o fim de Convergente, outras por falta de oportunidade mesmo. Mas quero muito ler, porque logo que li o primeiro livro, me apaixonei pelo Tobias logo de cara. Adorei a resenha! Bêjo!!
ResponderExcluirwww.itszabella.com
Isa, se você gosta do Tobias vai adorar esse livro, eu sou apaixonada pela Tris <3
ExcluirOi!! Até hoje ainda não li nenhum dos livros da série, mas espero mudar isso em um futuro próximo. Sua resenha me deixou curiosa, gostei muito da premissa do livro! <3
ResponderExcluirThaís na Cidade
Thaís, o primeiro livro é o mais sensacional de todos: comece a ler por favor.
ExcluirOee,
ResponderExcluirLi a trilogia meio que me arrastando, li o primeiro livro ok, na metade do segundo já tava quase largando mas fui até o fim e Quatro eu vejo que não seria uma leitura muito agradavel para mim porque ia acabar ficando de saco cheio eheh.
Étreintes
http://lendocomobiel.blogspot.com.br/
Olá, boa resenha. Ainda não li nenhum livro da série mas é bom saber que você gostou desse livro extra.
ResponderExcluirParticipe do sorteio da trilogia A Caverna Cristalina petalasdeliberdade.blogspot.com .
Eu não li a série, ainda. Mas quero muito ler. O ruim é que ja vi o filme e fico meio desanimada por inverter as situações, goste de ler e depois assistir. Mas em todo o caso, esse aí é um que estou querendo ler *-----*
ResponderExcluirOie, ainda li esse livro, mas confesso que estou curiosa. Sua resenha ficou ótima! <3
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirTambém fiquei muito triste com o final de Convergente, e esse livro está a muito tempo no meu carrinho virtual mas sempre deixo de lado... Hahaha
Vitória,
www.vicio-de-leitura.com
Oi, Thaísa
ResponderExcluirDeve ser muito legal mesmo enxergar o amor deles, pelos olhos de Tobias.
Infelizmente não li os livros, mas vi os filmes e amei.
livrosvamosdevoralos.bogspot.com.br
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirAinda não li essa série e confesso que tenho um pé atrás, muitos elogiam, outros acham ruim. Mas ainda não sei. Fico contente que tenha gostado desse livro extra e que tenha esclarecido algumas coisas de outros personagens, parece uma leitura complementar.
Att,
decaransletras.blogspot.com
Oi
ResponderExcluireu curto bastante os filmes da série mas nunca tive curiosidade de ler os livros por não serem o gênero de leitura que mais gosto, mas parece ser bem interessante e que bom que curtiu o livro
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Eu já me senti assim, ao final de uma série, ficar com saudades. eu acho que livros de ações constantes, tornam a leitura rápida, mas para mim, nem sempre é agradável.
ResponderExcluirTris e Tobias mereciam um final de arrasar! É um livro que possui ação do inicio ao fim, mas não sei se estaria pronta para arrasar o meu coração de novo!
ResponderExcluirhttp://www.osnosdarede.com/
mulher eu vi os filmes, só kkkk, e mesmo tendo adorado eles não leria os livros, sei lá não animo sabe?
ResponderExcluirOie Thaísa,
ResponderExcluirNão li os livros anteriores e mesmo não tendo spoiler nesse, prefiro ler na ordem. Em breve irei começar a trilogia e espero gostar de todos.
Beijos
Bru, Cantinho da Bruna
Vício novo, não tão novo assim! Ainda não li este livro, mas o que já assisti dos filmes da saga não está no gibi. Amo a série! Boa resenha e blog sempre fofo. Desejo sucesso!
ResponderExcluirCarolina Gama
Oi oii!
ResponderExcluirDivergente é uma série muito comentada, principalmente pelo seu "decepcionante" último volume.
Confesso que não tenho muita curiosidade, mas leria sim.
Acho bem legal essa ideia que muitos autores vem pondo em prática, de publicar um livro com outras histórias da série.
Beijos!
Desisti de Veronica no segundo livro de Divergente. Sério, depois do spoiler decepcionante que tomei do terceiro livro, eu não consegui terminar a leitura.
ResponderExcluirlaoliphant.com.br
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirTem séries que deixam saudades mesmo!
Não tenho vontade de ler os livros, mas vi o filme e sei que o Quatro é muito importante, então achei super digno a autora lançar o livro dele.
Bjs
http://a-libri.blogspot.com.br/#
Eu não li esse ainda, depois do ultimo fiquei um pouco receosa com a série. Nãoé que eu não entenda, apenas não aceitei bem pq não achei necessário. Enfim, acho que vou dar uma lida, mesmo que não seja com a tris narrando ^^
ResponderExcluirEu quero muito ler a trilogia Divergente e espero me conectar com a Tris! Amo os filmes e espero ler esse livro também!
ResponderExcluirAbraços e até!!
lendoferozmente.blogspot.com.br
Oi!
ResponderExcluirEu tenho Quatro e estou bem ansiosa pela leitura e já peguei spoiler de Convergente e estou sofrdndo por antecipação! Espero curtir a leitura também ^^
Abraços,
Andy - StarBooks
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEssa autora é bem conhecida, né? Mas confesso que não tenho um pingo de vontade de ler os livros dela, embroa sejam muito bem comentados, não chamam a minha atenção, por isso não me animei com sua resenha.
Beijos :*
Larissa - srtabookaholic.blogspot.com