Autora: Babi Souza
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501107510
Páginas: 144
Sinopse: "Toda mulher já se sentiu insegura na hora de sair sozinha na rua. O risco de ser abordada, perseguida ou assediada é uma realidade. Mas, um dia, uma moça chamada Babi Souza teve uma ideia simples e revolucionária: da próxima vez em que você estiver sozinha, olhe para os lados. Pode ter outra mulher andando na mesma direção. Por que não vão juntas? Logo, o movimento Vamos Juntas? conquistou moças em todo o Brasil, se tornando um símbolo de união feminina e feminismo, na defesa por direitos iguais entre homens e mulheres. Aos poucos, muitas mulheres mudaram sua forma de enxergar o dia a dia e a moça ao lado. Além de dados sobre o feminismo, que mostram como ainda há tanto a ser conquistado, este guia traz relatos de mulheres que aprenderam, junto ao Vamos Juntas?, a enxergar companheiras umas nas outras. A se unir, ao invés de rivalizar."
Livro cedido em parceria com a editora Galera Record para resenha
O que dizer dessa Galera Record que mal iniciamos parceria e eu já considero pakas? Desculpem a puxação de saco gente, mas, sério, não tem nada mais fofo que receber de "presente" em homenagem ao Dia Internacional da Mulher o livro que você mais queria ler, né? Esse empoderamento <3
Vamos ao livro. Eu já conhecia o movimento da Babi, aliás, conheci da mesma forma que muitas outras garotas: vi pessoas compartilhando o convite no feed do Facebook, que sugeria para nós mulheres nos juntarmos a outras mulheres no caminho de volta pra casa. Para literalmente andarmos juntas e nos sentirmos mais seguras. Curti, compartilhei, segui a página tudo de imediato. Daí sai esse livro maravilhoso que eu vos resenho agora.
O livro é realmente um guia. Conta como foi que Babi teve a ideia do movimento, explica o que ele é e como devemos usá-lo para nos defendermos. Algo que nasceu de uma ideia tão simples e teve uma proporção imensa agregando vários outros objetivos que compõe o feminismo. Ensina melhor o que é sororidade e o porque de ela não ser mencionada; não ser usada nos vocabulários alheios e ainda ser considerada uma palavra inexistente nos corretores automáticos de nossos celulares e computadores. Como se ela não existisse de fato. Além de dar um aulão inicial sobre feminismo, conquistas e empoderamento. É muito poder dentro de um livro só.
A escrita da Babi é simples, porém cativante. Ela nos mostra dados e aponta o dedo para muitas coisas que ás vezes no dia a dia, esquecemos. Como por exemplo: aquele dia voltando do ponto de ônibus para casa, no escuro, tinha outra garota com medo também e se sentindo tão insegura quanto você. Dentre muitos outros exemplos e depoimentos de garotas das mais diversas idades que já se sentiram ameaçadas simplesmente por serem do sexo feminino. O livro nos mostra como não sermos apenas vitimistas, pelo contrário, ele nos mostra como reverter a situação que é o abuso; a violência contra a mulher e a ameaça que sentimos todos os dias e usar nossa insegurança como arma. Juntas.
É fato de que muitas de nós sentem medo ao sair na rua muitas vezes, seja dia ou noite. Eu já senti e você lendo, se for mulher, com certeza já sentiu também. Mas se olharmos o problema com outros olhos, se enxergarmos que todas sentem essa mesma insegurança e nos UNIRMOS seremos mais fortes. Juntas somos verdadeiramente mais poderosas e capazes de combater o problema. Se permanecermos todas de cabeça erguida, mesmo de longe, se soubermos que ESTAMOS juntas já basta para sermos mais confiantes e saber como agir nas horas difíceis. O livro abre os nossos olhos.
Nossa que legal, eu não conhecia sobre o livro assumo, mas achei bem interessante a premissa, e não se importe de "puxar saco" da editora, tem algumas que vale muito a pena fazer isto, rsrs. Parabéns pelo trabalho.
ResponderExcluirBeijos
Esse projeto <3 Esse livro <3 A editora ter mandado em função do Dia da Mulher <3
ResponderExcluirAcompanho a página do Vamos Juntas? e me emociono a cada relato compartilhado. Juntas somos _mesmo_ mais fortes. Sororidade <3 Não vejo a hora de conseguir um exemplar desse livro!
A Babi está de parabéns por esse projeto que é puro amor. Li esse livro recentemente e fiquei encantada pelo movimento #vamosjuntas. Nós, mulheres, precisamos adotar a sororidade e compartilhar nossos medos e anseios umas com as outras. Não pode haver batalha entre a gente, apenas união. Isso é tudo que importa. Viva a sororidade <3
ResponderExcluirBeijos, Fer
Quero muito ler esse livro e aplaudo de pé iniciativas como a desse projeto. Precisamos sim falar mais sobre sororidade, sobre irmos juntas, sobre apoio mútuo entre mulheres. E que ótimo que eu estou vendo isso acontecer.
ResponderExcluirBeijos
Mari
www.pequenosretalhos.com
Olá
ResponderExcluirGostei muito da iniciativa, eu já passei várias vezes por locais em que me senti desprotegida, e a praça da biblioteca da cidade era um desses locais. Espero que o movimento pegue.
Beijos.
www.poyozodance.blogspot.com.br
Ai, que amor em forma de resenha! Eu conheci o movimento quando ainda estava no comecinho, acho que a página do Facebook tinha menos de um mês, e é lindo ver uma ideia positiva como essa crescendo tanto. Eu ainda me choco e me emociono com cada relato que leio, principalmente com as histórias de garotas que salvaram a vida umas das outras apenas fingindo conhecê-las na rua, por notarem que a outra estava em uma situação perigosa. E não preciso nem falar que estou louca pelo livro, né? Acho muito importante você ter resenhado, afinal, quanto mais se falar sobre isso, mais conscientizadas as pessoas ficarão.
ResponderExcluirhttp://loucura-por-leituras.blogspot.com.br/
Ótima resenha!
ResponderExcluirEu ainda não li o livro, mas conheço o movimento e conheço a Babi, admiro muto o trabalho dela, pois através do Vamos Juntos, muitas mulheres passaram a ter mais segurança, e sororidade umas com as outras.
Espero que este livro, sirva como um guia, uma base para o empoderamento de muitas mulheres, adorei seu ponto de vista sobre a obra.
Ah e como é que não puxa saco de uma editora que produz um livro amor desse? tem mais é que puxar saco e parabenizar a Record mesmo.
www.detudopouco.com.br
Estou doida para ler. Aliás, será a minha próxima leitura :) Acho a iniciativa incrível, sem contar que essa edição está linda, a galera record realmente caprichou! Beijos!
ResponderExcluirColorindo Nuvens
Esse livro <3 eu quero muito! Também conheci a campanha pelo face e achei sensacional quando vi, até houveram casos que eu voltei e perguntei a garota se queria companhia e tals pq sei lá, não custa nada oferecer certo? A pessoa te olha meio estranho mas acabam aceitando (vai que te acham com cara de maluca, brincadeira). Mas vc disse a verdade, juntas somos fortes e nos sentimos muito mais seguras. Beijos linda!
ResponderExcluirwww.poisonmakeup.com
Oiee,
ResponderExcluirVi os parceiros da editora recebendo o kit e fiquei morrendo de inveja hehe, tem que puxar o saco mesmo! Heheh.
Abraços!
http://lendocomobiel.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluirEsse livro deveria ser lido por todos!!!! Não conhecia a palavra sororidade, vim saber do que se tratava através desse livro. Melhor referência para a luta diária das mulheres do que esse livro não há!
Olá
ResponderExcluirAdorei a proposta do livro, não conhecia o movimento, mas amei a iniciativa 😊
Beijos
Oi Thaísa, tudo bem? Nossa, fiquei encantada com esse livro, sua resenha foi ótima e me deixou super curiosa para saber mais, aliás, já quero ler! Adicionado na minha listinha de próximas leituras. Que temática bacana, e esse movimento também é divino, que tenha mais e mais divulgação.
ResponderExcluirPS: Pode puxar saco da editora mesmo, quando ela é boa a gente elogia tanto que parece puxação de saco mas é só amor mesmo,rs.
Beijos. ^_^
www.clubedas6.com.br
Nossa, super concordo com o texto nessa última foto, sempre que preciso sair muito cedo de casa e a rua está deserta, eu fico tensa e quando escuto passos fico ainda mais, só que quando vejo que é outra mulher eu fico realmente aliviada. Gostei da proposta do livro
ResponderExcluirOi Thaísa.
ResponderExcluirAcabei de conhecer esse livro e achei ele simplesmente incrível! Além de bonito e colorido, o movimento criado pela Babi é sensacional. Super apoio e acredito mesmo que nós mulheres devemos nos unir.
Já quero esse livro e já vou procurar lá no facebook o #MovimentosVamosJuntas.
Um beijo
www.viciadosemleitura.blog.br
Olá Thaisa quando recebi esse livro fiquei muito empolgada já tinha visto nas redes sociais e a ideia é perfeita. Vamos juntas é um projeto inteligente, eu li junto com a minha filha! Sua resenha está linda. Bjs
ResponderExcluirHello!!!
ResponderExcluirRecebi o livro tb e achei mtoooo interessante o livro da Babi.
A ideia de sororidade me encantei e nao sabia nadinha.
Aodrei tudo, a diagrama e a arte estao lindas.
Com certeza um livro q todas deveriam ler.
Beijos.
Livros e Sushi • Facebook • Instagram • Twitter
Hi baby, tudo bem? está todo mundo falando sobre esse livro e também não tem como ser diferente né? pela premissa parece ser maravilhoso e primordial para nós mulheres! adoro qualquer leitura que aborde o feminismo! é totalmente necessário nos dias de hoje o esclarecimento do que é o movimento. Vou comprar o meu logo. De todas as resenhas do livro a sua foi a que mais amei, caprichou <3
ResponderExcluirLilian Valentim
http://speakcinema.blogspot.com.br/
beijinhos
Conheci a página Vamos Juntas? há algum tempo e admirei bastante o movimento. Quem é mulher sabe os medos que compartilhamos. Acho que se sentir insegura é natural para quem está nas ruas. Essa situação precisa mesmo acabar... Ver que alguém está trazendo esse ponto de vista de união entre as mulheres me anima. Eu adoraria ter sido beneficiada desse movimento quando adolescente. Estudava à noite e voltava sozinha de ônibus. Meu ponto ficava numa rua escura. Minha mãe sempre vinha me buscar segurando um cabo de vassoura. Certo dia, infelizmente, ela precisou usá-lo. Eu não notei, mas estava sendo seguida. Muitas vezes pensava: quem protegeria a minha mãe que vinha me proteger?
ResponderExcluirBeijos!
http://www.myqueenside.blogspot.com
Oiii, tudo bem?
ResponderExcluirAchei um encanto este livro <3 e a editora soube um escolher um tema maravilhoso para realizar o lançamento. Eu achei incrível essa edição e a premissa já me conquistou. Acredito que todas devemos andar juntas e conseguir viver uma vida tranquila e com liberdade que realmente queremos.
Beijão
Oiee
ResponderExcluirAcabei de conhecer o livro e o movimento em outro blog e achei uma iniciativa maravilhosa.
Com certeza quero ler!
Todas estamos do mesmo lado, nas mesmas situações, então vamos juntas!!!
bjs
Fernanda
http://pacoteliterario.blogspot.com.br/
Achei a campanha muito legal! Realmente é horrível andar sozinha de noite na rua... Eu dei uma folheada nesse livro,mas acabei passando pra frente pra uma amiga minha!
ResponderExcluirwww.belapsicose.com
Olá Thaísa! Estou amando ser parceira do Grupo Editorial Record, eles estão demais esse ano. Como pode um livrinho tão pequeno ter uma mensagem tão grande, não é mesmo? Bom, eu apoio o movimento e entendo que somente juntas vamos conseguir modificar o pensamento da nossa sociedade.
ResponderExcluirhttp://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/
Oie!
ResponderExcluirNossa, eu gostei bastante da ideia desse livro. Estou curiosa para ler esse livro, e acompanhar tudo o que a autora traz sobre o assunto. Eu recebi o livro aqui em casa, e depois da sua resenha, fiquei ainda mais curiosa para conferir. Uma boa dica.
Bjks!
Histórias sem Fim
Ao contrário de você, eu não conhecia o movimento que a Babi criou antes de ler esse livro, mas já me apaixonei por ele! Algo tão simples, que a gente só pensa: por que não percebemos desde sempre que se cuidarmos umas das outras teremos um mundo mais seguro para nós? Eu mal sabia o que era o feminismo, e agora posso dizer que sou feminista; nunca tinha ouvido falar em sororidade e já amo essa palavra. Todo mundo deveria ler!
ResponderExcluirBeijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Olá, curti muito sua resenha. Mas é um tipo de livro que não me apetece,mas pelo gênero e não pela temática, que é maravilhosamente necessária e rica! É um livro que eu compraria facilmente para alguma amiga,até porquê ele é lindo *-*
ResponderExcluirAbraço;
http://estantelivrainos.blogspot.com.br
Oie, esse livro ta dando o que falar nessa blogosfera hein?! Ainda não tive a oportunidade de lê-lo mas gostei da proposta da Babi com tema abordado.
ResponderExcluirFrases, Trechos e Pensamentos
OI!!!
ResponderExcluirComo eu disse na resenha de nossa colega, as pessoas confundem muito o sentido de feminista, não sou mais já li a respeito e não é você não possuir vaidade ou ser contra os homens, é algo que vai muito além. Enfim, achei o livo interessante e traz um alerta para evitar que outras mulheres se sintam vulneráveis em meio a violência que cada dia cresce mais. Estou interessada pelo livro e pena não ter parceria com a Record :( Beijos!!
Gostei da ideia e do livro. É como digo, existe uma grande diferença entre as feministas de verdade e aquelas que se intitulam feministas, mas na verdade pregam o ódio ao sexo oposto e não a igualdade entre os sexos. Este parece ser um livro que ensina as mulheres a se unirem por um propósito comum e bom.
ResponderExcluirConchego das Letras | Vamos conversar mais sobre livros?
Nossa, que legal!
ResponderExcluirEu já conhecia o livro, tinha lido uma resenha dele, mas não tinha gostado muito, porém sua resenha me agradou bastante, e fez com que eu ficasse curiosa pra ler.... Além disso essas fotos que tu escolheu estão lindas....
Linda sua resenha....
Bjsssssssssssssssss
Nossa, que legal!
ResponderExcluirEu já conhecia o livro, tinha lido uma resenha dele, mas não tinha gostado muito, porém sua resenha me agradou bastante, e fez com que eu ficasse curiosa pra ler.... Além disso essas fotos que tu escolheu estão lindas....
Linda sua resenha....
Bjsssssssssssssssss
A concordo com você, considero a galera record pakas ♥ Muito amor esse mimo surpresa que fizeram para nós leitores parceiros e no mês das mulheres. LINDOS.
ResponderExcluirAinda não li o livro, e vou deixar para ler mais para frente. Mas a curiosidade está a mil, já folheei o livro e tal hehehehe
Adorei a ideia da autora de escrever o livro de uma forma tão simples e linda, mas com um significado IMENSO.
Amei sua resenha e as fotos
Olá! Não conhecia o livro, muito menos a campanha. Achei bem interessante. Minha filha pra não ser abordada na rua, nem ouvir gracinhas, resolveu andar curvada como se fosse corcunda..rsrs Achei exagerado isso, mas ela disse que consegue resultados. ^^
ResponderExcluirGostei do livro. Talvez compre pra ela.
Ni
Cia do Leitor
Oi!
ResponderExcluirLi este livro recentemente e foi impossível não me identificar com cada trecho, tão pouco foi possível ignorar a triste realidade na qual vivemos :(
Oi
ResponderExcluirQuero muito esse livro. Além da temática importantíssima, afinal temos que propagar o empoderamento feminino, a diagramação está incrível.
Adorei a dica. Com certeza entrou na minha lista de leituras.
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu REALMENTE AMEI este livro, achei muito interessante, ainda mais porque acho é impossível alguma mulher não se identificar com este livro.
Gostei muito da sua resenha!
Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)
Amei as suas fotos! Este livro está tendo uma excelente divulgação. Eu fiquei muito interessada em lê-lo após ter assistido a uma entrevista com a autora. Ainda não comprei o livro, mas brevemente o farei. Ótima dica!
ResponderExcluirTatiana