As Vantagens de Ser Invisível, Stephen Chbosky

Foto: Melina Souza
Sinopse: Manter-se à margem oferece uma única e passiva perspectiva. Mas de uma hora para outra sempre chega o momento de encarar a vida do centro dos holofotes. A luta entre apatia e entusiasmo marca o fim da adolescência de Charlie nesta história divertida e ao mesmo tempo instigante. O protagonista sofre entre o dilema de querer viver a vida e ao mesmo tempo fugir dela. 
Título: As vantagens de ser invisível | Autora: Stephen Chbosky | Editora: Rocco | ISBN: 9788532522337 | Páginas: 224 

   O livro me rendeu uma ressaca literária um tanto quanto sadia. Me fez parar pra pensar em muita coisa que nenhum outro livro fez, mas isso você só vai entender aos poucos conforme ler as cartas de Charlie. Começo dizendo que eu amei o livro, amei todas as travessuras e os porres e as festas e as músicas e também o drama da história. Me identifiquei com o personagem em alguns momentos, porque ele tem um olhar diferente das coisas e pensa nas outras pessoas que nem mesmo conhece. Ele se preocupa. Ele vê as coisas e entende as coisas, ele é um wallflower! 

   Como estudante de psicologia, o livro me chamou bastante a atenção para o fato de que, coisas que acontecem na infância podem sim causar traumas inimagináveis e graves na adolescência e vida adulta. Por isso o passado importa sim e faz diferença sim no presente, podendo prejudicar o futuro. Achei muito interessante o autor trazer um tema delicado como este e espero que todos os pais fiquem atentos e tomem cuidados, com quaisquer sinais diferentes que a criança pode apresentar. Sem entrar em pânico, participar da vida da criança é muito importante.

   Outra coisa que eu gostei muito e fez a leitura render bastante é que o livro não é dividido em capítulos da forma tradicional. Mas separado em quatro partes apenas. A história é narrada em formato de cartas, algumas longas outras mais curtas e isso permite que você consiga ler até na fila do supermercado. Achei a ideia original e produtiva. O livro é como se fosse um diário do Charlie, mas que ele não guarda com ele. E eu durante a leitura senti como se as cartas realmente fossem enviadas pra mim, como se Charlie estivesse dividindo comigo a sua história e os seus problemas e eu torci muito pra que ficasse tudo bem.

   Algumas coisas que eu queria muito que acontecesse não aconteceram e outras eu não queria que tivessem acontecido. Mas no final eu consegui entender o por quê para cada uma delas. Acho que isso é importante. É um livro fácil de ler, mas não um livro fácil de ler bem, eu diria. Porque requer atenção para alguns detalhes que fazem muita diferença. Principalmente no grau de envolvimento de Charlie com as pessoas, mas vou deixar que vocês descubram isso sozinhos!

   Concluo dizendo que todas as pessoas no mundo deveriam ler o livro. Que apesar de ter sido escrito há um bom tempo, trouxe muitos temas que ainda são tabus na nossa sociedade. Infelizmente. Não é uma história de tirar o fôlego, ou um romance de nos fazer chorar, mas é um livro sobre as pessoas. Sobre como a nossa vida pode ser interessante e assustadora ao mesmo tempo. É um livro que nos faz acreditar que uma hora, tudo passa. Tudo fica bem!

"Então, acho que somos quem somos por várias razões. E talvez nunca conheçamos a maior parte delas. Mas mesmo que não tenhamos o poder de escolher quem vamos ser, ainda podemos escolher aonde iremos a partir daqui. Ainda podemos fazer coisas. E podemos tentar ficar bem com elas." As Vantagens de Ser Invisível 

4 comentários :

  1. Esse é meu livro predileto de todos os tempos! Amo, amo e amo o Charlie <333333333
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, o livro é perfeito, não é?
      Amo muito o Charlie também!

      Excluir
  2. Quero MUITO ler esse livro, já tenho ele pra falar que é meu, mas como dei prioridades aos livros obrigatórios da escola, fiquei sem ler. Mas agora me deu MUITO mais vontade de lê-lo, haha! Adorei a resenha <3
    http://totalmenteanta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Comecei a ler esse livro uma vez, mas acabei parando por algum motivo. Depois da sua resenha com certeza vou voltar a ler ele porque me deixou muito entusiasmada :) Beijos, blogjulianaferreira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

My Instagram

Copyright © Toca Geeky | Livros, séries, filmes e universo Geek!. Made with by OddThemes . Distributed by Weblyb