A dúvida que não quer calar: Wordpress ou Blogger?

 
Foto: WeHeartIt
     Muitas pessoas na hora de criar um blog, ou até mesmo depois de ter criado tem esta mesma dúvida. Nos grupos de apoio entre blogueiras eu me deparo com esta dúvida várias vezes na mesma semana. São muitas vantagens e desvantagens de cada plataforma e muita blogueira louca querendo saber qual das duas é melhor para criar o seu blog. Eu vou tentar responder de acordo com as minhas experiências, uma vez que, meu blog era Wordpress e eu migrei para o Blogger.

    A primeira coisa que eu quero deixar claro é que não existe uma plataforma melhor, existe aquela que corresponde as suas necessidades e a outra não. Ok? Depende muito do que você precisa e procura pro seu blog, dos seus objetivos e da maneira como você quer controlar o seu cantinho do começo ao fim.

    Uma coisa que eu vejo bastante é que o Wordpress é muito bem visto e bem defendido por vários blogueiros, mas é difícil se limitar a opiniões que foram dadas há alguns anos, posts que foram publicados já há algum tempo. Afinal o Blogger passou por atualizações incríveis e evoluiu bastante, mesmo ainda com algumas desvantagens, não dá pra falar mal do Blogger. Então vou dizer o que eu acho de cada um.

Wordpress

    Por muitas pessoas o Wordpress é considerada a plataforma mais profissional, com mais recursos e totalmente personalizável. Meu ponto de vista é um pouco diferente: não concordo que seja tão personalizável assim. Afinal, no Wordpress você só pode usar templates Wordpress. Não existem layouts grátis que sejam compatíveis com a plataforma, e após algumas atualizações no painel de controle mesmo que você encontre um layout free pro WP você não vai conseguir instalar. Ou seja, não dá pra deixar o blog com a sua cara a menos que você pague um programador pra fazer o layout e instalar pra você.

    É uma plataforma legal, ok, com bastante plugins que você não precisa quebrar a cabeça pra instalar ou achar o código HTML. Tem um painel de controle de fácil acesso e entendimento, permitindo você visualizar cada cantinho do seu site, MAS é muito complicado de organizar as categorias de páginas e posts. Há uma hierarquia pra cada categoria que, particularmente, é uma chatice.

    Outra coisa complicada é que, no Wordpress você só pode ter seguidores que também tenham blog no Wordpress, o que é extremamente chato, pois nós blogueiras estamos sempre conhecendo novos blogs e a maioria dos iniciantes ainda usam Blogger. Então pra que ter um blog em que você não vai poder conquistar os leitores mais fiéis? Afinal, só os blogueiros profissionais usam WP e olha lá, porque, geralmente eles também compram a hospedagem e não só o domínio.

Blogger

    Acho que já deu pra sacar qual dos dois eu prefiro, certo? Mas o Blogger também tem seus pontos negativos, como por exemplo: ele não tem tantas opções de templates disponibilizados pela própria plataforma; não é tão bem visto visualmente comparado á um domínio próprio; não tem uma interface tão profissional. Porém, achamos uma diversidade enorme de layout free para Blogger que, inclusive, são muito fáceis de instalar. Podemos mudar cada vírgula do design e deixar o blog exatamente do jeitinho que a gente quer.

    O painel de controle é muito mais fácil de usar que no Worpdress; temos acesso á estatísticas em tempo real tanto no painel do blog quanto no analytics; as categorias e os marcadores são muito mais fáceis de usar aqui, assim como os textos (posts) são de fácil edição. Todas as fotos que postamos são carregadas diretamente para um backup do Google, ou seja, o Picasa.

    Mas, não somos tão "donos" dos nossos blogs nessa plataforma. O que pode ser bom e ruim, uma vez que, se o controle está sobre os domínios do Google, dificilmente nosso blog ficará fora do ar.


Por que eu mudei do Wordpress pro Blogger?

    Uma coisa que pega muito, principalmente no início de um blog é o visual. O layout. E me incomodava muito ter que usar apenas os templates que o WP me oferecia, sendo de difícil edição. Eu não tinha controle sobre o cabeçalho, nenhum se encaixava e eu demorava horas pra conseguir fazer algo legal. Mas ainda sim ficava com cara de blog amador demais. Eu queria ter controle sobre isso, por o layout que eu quisesse e não podia. Este foi um dos motivos.

    Depois, porque quase ninguém que eu conheço tem blog no WP, eu não tinha visibilidade nenhuma, não conseguia seguidores ou visualizações, muito menos comentários. Quando eu migrei pro blogger, foi quando os seguidores apareceram e as coisas começaram a fluir.

    Meu blog só deu certo quando eu migrei pro Blogger, mas como eu disse no começo do post: não existe uma plataforma perfeita, existe só aquela que corresponde suas necessidades. As minhas, por enquanto, estão sob controle. Não me arrependo, não sinto falta e sinto que, apesar do domínio ser do Blogger, eu tenho o controle do meu cantinho hoje. Mudo o que eu quiser por aqui com muita facilidade e praticidade.


Atualização

   Quando eu fiz este post eu fui muito honesta sobre tudo o que disse, hoje, três anos depois, eu penso um pouco diferente. Hoje sim eu sinto que estou pronta pra algo mais profissional, mais elaborado e o Blogger não me oferece isso. Fui feliz aqui durante todo esse tempo, mas hoje planejo voltar para o Wordpress, em breve faço um post explicando tudinho pra vocês.

4 comentários :

  1. Também acho o blogger bem mais prático, já tive vários mas nunca levei tão a sério. Agora resolvi mudar tudo, até de plataforma, tô quebrando a cabeça com o Wordpress, já até exclui meu blog e fiz outro por causa de problemas no layout, mas até que eu gosto e lá. Já pensei em trocar outra vez para evitar problemas, mas por enquanto vou continuar... :)

    Bju o texto ficou ótimo.

    omeugrandetalvezz.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante Laís. Eu pretendo profissionalizar meu blog, aos poucos, mas apesar de comprar o domínio eu quero continuar nesta plataforma. Talvez, quem sabe, um dia eu mude pra Wordpress, mas não vejo isso num futuro próximo.

      Beijo, obrigada pela visita.

      Excluir
  2. Tô no Wordpress agora porque acho melhor de postar, usei blogger por muitos anos e achava mais chato de formatar o texto. Quando for fazer um layout personalizado provavelmente o blogger vai me fazer falta, ai sim colocarei tudo na balança haha

    Visite-me em https://vidagourmetblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bárbara, quando eu vim pro blogger vi diferença também na maneira de formatar o texto. Mas como eu conheço um pouco de html eu consigo me virar bem. Não tive dificuldades com isso, pra mim está compensando muito ter o blogger.

      Beijão, obrigada pela visita.

      Excluir

My Instagram

Copyright © Toca Geeky | Livros, séries, filmes e universo Geek!. Made with by OddThemes . Distributed by Weblyb