
Sinopse: Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. Novamente em casa, com o marido, ela tenta sem sucesso recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que alguma coisa está faltando. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por “B”, e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante.
Título: A última carta de amor | Autora: Jojo Moyes | Editora: Intrínseca | ISBN: 9788580571738 | Páginas: 384
Antes de começar a leitura eu folheei toda a diagramação e, antes do livro começar temos várias citações de outras pessoas influentes que leram e dizem que o livro é emocionante, que me faria chorar e que era muito bom. Fiquei imaginando a cara daquelas pessoas vendo a minha reação durante a leitura e, tudo isso me deixou mais ansiosa a cada minuto então comecei logo.
Mantendo sua classe e charme inconfundíveis a escrita de Moyes é arrebatadora do começo ao fim. Ela sabe como ninguém onde colocar cada ponta solta na história e o momento exato de decifrá-las ao leitor. Eu comecei sem muito entender já que o livro conta, de primeiro momento, sobre a vida de Ellie e depois nos apresenta Jennifer e então é que um caminho se cruza com o outro de uma forma tão extraordinária. O mundo é mesmo pequeno, não? E nos faz lembrar como algo que procuramos com tanto fervor possa estar ao nosso lado o tempo todo.
A narrativa do livro é maravilhosa. Sem mais. Contando muito bem fatos antigos como se fossem atuais e sem deixar o clima de "época" parecer chato ou maçante e ainda com muito charme e glória. Tratando de temas delicados como traição; divórcio; liberdade feminina e seu poder de escolha de uma forma muito agradável e educada. Qualquer pessoa consegue entender a linguagem, mesmo quando as palavras evoluem elas não parecem distantes. Você se sente vivendo quarenta anos atrás e gosta disso. Eu não mudaria uma sequer vírgula do livro todo.
Os personagens foram tão bem escritos que me sinto culpada em me atrever a descrevê-los, afinal, é tanta grandeza que não estou certa de que minhas singelas palavras os honraria. Mas Anthony é um rapaz encantador pelo qual até eu mesma me apaixonei durante minha leitura. Um jornalista extremamente inteligente e romântico como só ele mesmo e o desejo de muitas mulheres por saber como tratá-las. Do outro lado Jennifer não é uma garota muito estudada, mas com classe; charme e uma alma bondosa de se admirar. Carrega dentro de si um amor muito intenso e fervoroso, mas ao mesmo tempo luta para respeitar a reputação do marido que não espera muito mais dela que alguns cafés e um carinho no meio das noites. As personalidades diferentes no livro foram muito bem equilibradas e se completaram em muitíssimos momentos, fazendo com que a leitura se torne indispensável.
O romance ao meu ver é bem dosado, fofo sem ser clichê. Aliás é até original demais, com cartas de tirar o fôlego de qualquer mulher, apaixonada ou não. E com muitos contra-tempos você se pega chorando e rindo e desesperada e ansiosa e roendo as unhas quase o tempo todo, pois a história tem muitos altos e baixos e desencontros de partir o coração em mil pedaços. Mas realmente, é um livro difícil de se largar, você só consegue parar de ler quando finalmente cada coisa está no seu lugar.
Não poderia eu dizer se, o final é triste ou feliz, mas é bem diferente do que eu imaginava e até melhor. Jojo me conquistou de tal modo que arrisco dizer que ela é uma das minhas escritoras preferidas já, se não a mais. Estou ansiosíssima pra ler outros livros da mesma, mas, por enquanto dei nota 5 no skoob para A última carta de amor.
Eu super amo amo amo amo esse livro. Ganhei de presente ano passado e foi o primeiro da Jojo que li. Depois virei fã da escritora. No início, por conta do tema ser traição e tudo o mais, eu não estava curtindo. Mas a medida que ia lendo e entendo toda a trama por trás e a ideia da escritora, passei a amar profundamente a história. O Anthony é um cara perfeito <3 Já pensou um amor igual ao deles nos dias de hoje. Ai, como eu queria. Um amor que o tempo não esfria. Só aquece.
ResponderExcluirBeijos
http://sobaluzdalua.blogspot.com.br/
Realmente, Anthony é um príncipe e um romântico incorrigível. Quem me dera receber cartas tão calorosas de amor como as dele.
ExcluirEsse livro!! Essa mulher!! Esses personagens!! Sou muito suspeita para falar da Jojo, porque ela é uma das minhas autoras preferidas e não me decepcionei com nenhum dos três livros dela que já li até agora. Sua resenha ficou maravilhosa, mesmo. Esse livro é um pouco confuso no começo mesmo, mas depois que você pega o jeito, a coisa flui de uma forma incrível. E bagunça a gente inteira, um turbilhão de sentimentos. Se já é um dos meus livros preferidos? Com toda a certeza!
ResponderExcluirBeijo
www.blogrefugio.com
Cecí, flui mesmo, terminei em dois maravilhosos dias. Esse livro foi uma companhia incrível.
ExcluirCaraca. Fiquei toda apertada por dentro. (E com vontade de ler). Resenha linda ♥
ResponderExcluirBeijo.
www.eurenata.com
Rê, você não vai ser arrepender!
ExcluirThaisa! Senti tanto amor nessa sua resenha, você se expressou tão bem que fiquei com vontade de ler a história (e ver se me emociono tbm)
ResponderExcluir